Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Carnaval

O carnaval do Rio de Janeiro é uma manifestação cultural multifacetada, que mistura gênero musical, dança, brincadeiras de rua, bailes, concursos de fantasias e desfiles de agremiações. Sua história mescla expressões de diferentes épocas e lugares, que se entrelaçaram e acabaram por constituir um dos símbolos da identidade do país. Uma das origens da comemoração é o entrudo, festividade que consistia em acirradas batalhas de água, pós e ovos, trazido pelos portugueses durante o período colonial. Percebido como violento, foi duramente combatido ao longo de todo o século XIX, ao final do qual conviveu com o carnaval de características europeias não-ibéricas, cujos principais modelos eram os de Veneza e Paris, com máscaras, fantasias, confete e corso.

Na virada do século XIX para o XX, outra vertente da comemoração começou a ser gestada nas casas das mães de santo baianas, conhecidas como "tias", onde sempre havia muita música e dança, numa combinação de culto aos orixás e samba de roda. Estas festas na Praça Onze, apesar da constante repressão policial, ficaram famosas e tornaram-se ponto de reunião dos melhores músicos e compositores negros, o que rendeu ao lugar a denominação de Pequena África. Paralelamente, os sucessivos projetos de modernização da área central da cidade empurraram para os subúrbios a população mais pobre e, com ela, manifestações culturais de cunho popular que foram também incorporadas na mistura do carnaval.

Na década de 1920, as escolas de samba passaram a se diferenciar da estrutura tímida dos blocos carnavalescos e a se organizar em agremiações, dando início a um processo que foi, ao mesmo tempo, de afirmação de segmentos populares segregados e de constituição de um projeto político de nacionalidade. As primeiras escolas de samba, Portela e Estação Primeira de Mangueira, contaram com a participação de artistas que divulgaram o samba para o restante do país por meio de shows e apresentações no rádio. Nos anos 1950, as escolas se consolidaram e colaboraram para que o carnaval da cidade adquirisse projeção nacional e internacional.

Fim do conteúdo da página