Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Imigrantes anteriores

Embora a viagem do Kasato Maru de 1908 seja um marco na imigração subsidiada e em grande escala de japoneses para o Brasil, outros nipônicos já haviam se aventurado no Brasil bem antes desta data. Há registro de outros imigrantes no Brasil desde 1906, principalmente no estado do Rio de Janeiro. As cidades de Macaé e Cabo Frio receberam muitos imigrantes japoneses espontâneos, que também vieram em busca de enriquecimento para depois retornar ao Japão.

Diferentemente dos imigrantes subsidiados pelo estado de São Paulo, esses pioneiros que chegaram ao Brasil antes do Kasato Maru pagaram por suas passagens e financiaram a viagem e a mudança às suas próprias custas. Muitos desses imigrantes não eram tão pobres no Japão e, ao invés de se dedicarem aos trabalhos agrícolas em fazendas de café, preferiram se estabelecer nas cidades em pequenos comércios ou viver da produção de hortaliças em sítios urbanos. Um dos casos mais conhecidos foi do senhor Saburo Kumabe, juiz de direito em Kagoshima, que veio com toda a família em 1906 e fundou, em 1907, com o apoio de Ryo Mizuno, da Companhia Imperial de Imigração, a primeira colônia agrícola no então distrito de Conceição de Macabu, em Macaé.

Embora o projeto não tenha sido bem-sucedido, Kumabe e outros imigrantes que tentaram a sorte na colônia não desistiram e continuaram vivendo no Brasil, onde criaram seus filhos. Em 1909, foi assinado um contrato de imigração e colonização entre o estado do Rio de Janeiro e a Companhia de Imigração Japonesa representada por Ryo Mizuno, para o estabelecimento de núcleos coloniais japoneses na Baixada Fluminense.

Fim do conteúdo da página