Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Capitais da Bossa Nova

Garotas bossa nova

Mulheres com saias rodadas e volumosas, feitas com muitos metros de tecidos, que se destacavam ainda pela cintura marcada e estreita; sapatos de salto alto; colares de pérolas: o exuberante new look Dior, que revolucionou a moda feminina a partir de 1947, talvez seja a síntese mais precisa das escolhas vestimentares da alta sociedade brasileira na década de 1950. Uma época em que a moda ficaria marcada, em boa parte do mundo, pelo glamour e pelo luxo, desejos compreensíveis após a Segunda Guerra.

Um tempo no qual a França continua a ser a grande referência na criação da moda e que a inscrição Paris na etiqueta das roupas era um sinal de distinção, naturalmente para as mulheres que podiam fazer compras na capital francesa ou adquirir as novidades importadas por lojas como a Casa Canadá no Rio de Janeiro. A maison, comandada por Mena Fiala, na avenida Rio Branco, confeccionava modelos inspirados na alta-costura francesa, além de funcionar como uma peleteria de luxo, comercializando e conservando em geladeiras, estolas e casacos vistos no Teatro Municipal e nas corridas do Grande Prêmio Brasil, no Jóquei Clube. Acompanhando as elegantes de então, viam-se homens com o clássico terno e gravata.

Outra fonte de inspiração para as mulheres surge em O Cruzeiro, com a seção "As garotas do Alceu". A cada edição da revista, o desenhista Alceu Pena exibia moças em poses descontraídas, usando roupas que sugeriam não apenas novos padrões estéticos, mas também de comportamento. Calças compridas, maiôs mais cavados, óculos gatinho: assim apareciam as garotas "bossa nova" com quem, segundo Ziraldo, todos os jovens da época queriam se casar.

Entre a elegância chique de Paris e a descontração que já denotava uma influência americana, os homens e mulheres que celebraram a inauguração da nova capital optaram pela tradição: em pleno planalto central, com suas altas temperaturas, eles de casaca e elas em modelos da alta-costura, a maior parte deles confeccionado pela Canadá, a começar pelo vestido da primeira dama Sarah Kubitschek.

Fim do conteúdo da página