Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Regiões italianas'

Em 1680, José de Souza Pereira, do Conselho do rei de Portugal, ofereceu seu Política dos príncipes da Itáliaao monarca português por julgá-lo instrutivo a estadistas. Com propósitos semelhantes aos do Príncipe de Maquiavel, o livro analisa as disputas entre os dez grandes estados em que então se dividia a Península Itálica. Ao longo do século seguinte, o território que hoje conhecemos como Itália teve suas fronteiras redesenhadas inúmeras vezes ao sabor dos conflitos europeus, quando as casas de Habsburgo da Áustria e a dos Bourbon da Espanha submeteriam boa parte dos Estados italianos. Entre essas dinastias, apenas a Casa de Savoia resiste à dominação estrangeira, passando de ducado a reino em 1713, ampliando suas fronteiras ao norte e anexando a ilha de Sardenha.

Os ventos revolucionários da França seriam determinantes na reconfiguração geopolítica da Itália. Em sua campanha expansionista, Bonaparte instaura sobre boa parte do território a "República Italiana" (1802), transformada em reino em 1805, quando o imperador francês proclama-se o primeiro rei da Itália. Sob iminente perigo de invasão pelo exército francês, a monarquia portuguesa reconhece o novo Estado como "nação amiga", permitindo a entrada de suas embarcações nos portos de sua colônia americana. Uma vez instalado no Brasil, o príncipe regente de Portugal reafirma os laços de amizade e solidariedade com o rei de Savoia, ambos com territórios ocupados pela França.

A derrota de Napoleão, entretanto, reconduziu parte da Itália ao domínio austríaco e espanhol, nos termos do Congresso de Viena, em 1815. Apenas o Reino do Piemonte-Sardenha, sob a Casa de Savoia, manter-se-ia autônomo, exercendo uma liderança no movimento das diversas regiões italianas pela independência, vitorioso com a unificação da Itália em 1861.

Fim do conteúdo da página