Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Os novos rumos da imigração no século XX

Entre a década de 1870 e os vinte primeiros anos do século XX, estima-se que quase um milhão de italianos emigraram para o Brasil em busca de terra, trabalho e melhores condições de vida. Sobretudo depois de 1888, com o fim da escravidão, as levas se intensificaram e a maior parte dos que vieram seguiu para regiões rurais, para as fazendas de café ou núcleos coloniais.

As três primeiras décadas da República conheceram o maior fluxo de italianos. Já melhor amparados por leis que os protegiam, tanto no Brasil quanto na Itália, os imigrantes se espalham pelo território brasileiro, São Paulo ainda como o principal destino. É quando se inicia também um movimento migratório interno, no qual os primeiros que vieram para o trabalho nas fazendas deixam o interior dos estados e mudam-se para as cidades, em busca de melhores condições de vida e trabalho e de melhores salários. Serão alfaiates, motoristas, cocheiros, porteiros, operários que, no início do século XX, se estabelecerão definitivamente em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, por exemplo, onde se casam, decidem ficar e acabam por pedir a naturalização, em busca dos mesmos direitos dos brasileiros.

Foram também esses novos imigrantes urbanos que iniciaram os primeiros movimentos sindicais e grevistas na primeira República, lutando por direitos trabalhistas, influenciados pelos ideais anarquistas e comunistas que muitos trouxeram na bagagem quando para cá vieram, e que alguns tiveram que levar de volta, depois de expulsos do país por razões políticas, tidos como elementos perigosos à ordem pública.

Um último grande fluxo de italianos emigrados chega ao Brasil em fins da década de 1930, em contexto bastante diverso, menos em busca de oportunidades econômicas, mas em fuga do regime fascista que se instala na Itália e das perseguições políticas por ele promovidas. Esses novos chegados, a maioria formada de casais e famílias, de profissionais liberais, empregados em fábricas e proprietários, vêm em melhores condições financeiras que seus antecessores, e pedem para ficar em busca de segurança e distanciamento da grande guerra que estava prestes a eclodir na Europa.

Fim do conteúdo da página