Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Grandes encontros

Grandes encontros

A história do samba se faz com grandes vozes e grandes encontros. Encontros, muitos deles fortuitos, que enriqueceram mais ainda essa história, por vezes unindo artistas de bagagem e trajetória completamente diversas, resultando em caminhos e estilos inovadores, diferenciados.

Carmem Miranda, Ângela Maria e Almirante; Dorival Cayimmi, Vinícius de Moraes e Marisa Gata Mansa; Dorival Caymmi e Tom Jobim; Elizeth Cardoso e Moreira da Silva... Estes são apenas alguns encontros marcantes aqui mostrados, que não só contribuíram para valorizar o samba, mas também ajudaram a levá-lo a públicos inéditos.

Histórias de amor e perda, rebeldia juvenil, revolta política, crises existenciais, samba, suor e cerveja, a vida no morro, a vida no asfalto. Se o samba fala de tanta vida, e vidas tão diferentes, em grande medida isto se dá em consequência de uma intensa troca entre artistas com histórias e trajetórias tão diversas.

Samba-jongo, samba-canção, samba-choro, partido-alto, samba de breque, sambalanço, samba-rock, bossa nova... O samba marcou a música popular brasileira como provavelmente nenhum outro gênero musical. Além dos subgêneros que possuem uma filiação mais direta, surgiram crossovers baseados na mistura de samba e outros ritmos, inclusive internacionais. Uma das experiências musicais de maior sucesso nesse contexto, a bossa nova ganhou o mundo a partir da mistura de batidas nacionais e melodias internacionais que invadiam as ondas dos nossos rádios.

Em algumas ocasiões, breves encontros convertidos em um único show. Em outras, parcerias em composições que se tornaram clássicos da música brasileira. As imagens aqui trazem um pouco desses encontros, contos de amizade, arte e história.

Fim do conteúdo da página